sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dia dos Namorados / Carnaval

No passado dia 12 de Fevereiro, na Escola EB2,3 de Briteiros, decorreram várias actividades no âmbito da comemoração do Dia dos Namorados e do Carnaval. Estas actividades inserem-se na educação para os afectos no âmbito do Projecto Mais e Melhor Saúde do nosso agrupamento.
Para o sucesso destas actividades houve o envolvimento de muitos professores, alunos e comunidade educativa.

No átrio da nossa escola esteve patente uma riquíssima exposição de postais antigos sobre o namoro.
Pudemos ver formas de comunicação diferentes, como se escrevia os postais, aproveitando a parte ilustrada dos mesmos; mensagens lindíssimas, penteados, decorações, poses para fotografia muito diferentes das actuais. Isto só foi possível graças à boa vontade e disponibilidade da nossa colega, Manuela Neves e do seu marido, Gil Rodrigues Neves.




Também houve animações com sessões de fotografia "à moda antiga", estando presente na nossa escola o Senhor Luís, o fotógrafo do Bom Jesus, que nos animou com sessões de fotografia a preto e branco, bem como o acompanhamento de todo o processo de revelação das mesmas. Para esta actividade foi muito importante o contributo do professor Adelino Oliveira e os alunos do Curso de Educação Formação de Carpintaria.




Os alunos do Curso de Educação Formação de Acção Educativa dinamizaram uma peça de teatro "Namoro através dos tempos" que foi apresentada aos meninos de Santa Maria, na biblioteca da nossa escola, aos colegas dos 6º ano de escolaridade e à noite para os Pais/Encarregados de Educação e Comunidade.











Esta dramatização foi enriquecida com a declamação de poemas pelos alunos da noite, Educação Formação Adultos B3. De seguida houve ainda um debate sobre os afectos, moderado pela nossa psicóloga, Alexandrina Almeida.

Para os cenários desta peça foi muito importante a colaboração dos alunos do Curso de Educação Formação de Carpintaria. A escola foi decorada com materiais alusivos ao namoro, mas não esquecemos o carnaval que também é comemorado nesta época.


Importante, também, foi a troca de correspondência entre estudantes, dinamizada sobretudo pela Associação de Estudantes.

Os alunos do Curso de Educação Formação de Horticultura também fizeram a feira das flores para os namorados, a exposição informativa dos caretos mais típicos de Portugal e da sua relação com a agricultura, através da elaboração de cartolinas e, ainda, na tarde de sexta-feira houve karaoke para quem quis participar, o que também foi um sucesso.



Para o sucesso destas actividades foi muito importante a colaboração conjunta da Direcção da nossa escola, que nos disponibilizou os meios e as condições necessárias; dos Departamentos de Artes, Línguas e Ciências Sociais e Humanas; das equipas dos cursos
de educação formação de Carpintaria e Acção Educativa e Horticulura.


Foi um dia feliz...
Viva o Teatro!

Equipas Pedagógicas dos Cursos de Acção Educativa, Horticultura e Carpintaria
Departamentos de Artes, Línguas e Ciências Sociais e Humanas

Sem comentários:

Enviar um comentário