Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde Oral. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saúde Oral. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dia Mundial da Saúde Oral - 20 de março

No âmbito do projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares), o projeto Mais e Melhor Saúde em parceria com a equipa da Biblioteca Escolar, promoveu sessões de sensibilização sobre a Saúde Oral aliadas à leitura, nas turmas do 1º Ciclo, Pré-escolar e 5º ano, que se iniciaram no Dia Mundial da Saúde Oral, a 20 de março e se prolongaram pelas semanas seguintes, tendo ocorrido em diversas escolas que constituem o Agrupamento de Briteiros.

Para além das leituras na biblioteca, houve a apresentação de diapositivos aos alunos e estes puderam realizar jogos interativos, elaborados nas aulas de TIC do CEF de Acabamentos e também aulas de sensibilização sobre esta temática, nas disciplinas de Ciências Naturais do Curso Vocacional e das turmas de 9º ano.

Pensamos que os principais objetivos desta iniciativa, nomeadamente, aumentar a literacia da saúde oral e sensibilizar para a importância da escovagem de dentes foram atingidos, já que se deram a conhecer aos alunos obras alusivas a este tema e os alunos que participaram nas atividades revelaram interesse nas aprendizagens a realizar, tendo alguns tido a oportunidade de testá-los, aquando da prática dos exercícios interativos disponíveis nos computadores da Biblioteca Escolar. 







quarta-feira, 5 de junho de 2013

No dia 30 de maio recebemos uma vez mais a visita da equipa responsável pela Bibliotecas Escolares do Agrupamento desta vez no âmbito do projeto SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares com duas histórias: “Dentinho, Dentola e Dentão” da autoria de José Fanha e ilustrações de Carla Nazareth e “O peixe do copo dos dentes que queria nadar no mar” de António Laranjeira com belas ilustrações de Susana Ribeiro.
A professora Ana Silva e o professor Almendra realizaram em parceria esta atividade.
As histórias transmitiram mensagens em plena articulação com o projeto “Mais e Melhor Saúde” uma vez que incidiam em temas inerentes à promoção da saúde oral.
Revelaram-se histórias muito divertidas e apelativas para as crianças, quer do Pré-escolar quer do 1º Ciclo, favorecendo a aprendizagem de conteúdos curriculares respetivamente da área de Conhecimento do Mundo e de Estudo do Meio.
Para complementar esta atividade exploramos ainda um jogo de tabuleiro “Dente a dentinho" partilhado pelo Paulo. Lemos e explorámos as instruções do jogo e depois realizámo-lo em grupo. Este jogo ensinou-nos de forma lúdica algumas regras importantes para preservarmos a nossa saúde oral.
Foram distribuídos kits a cada um dos meninos presentes desde o pré-escolar até ao 4º ano.

EB1/JI de Fafião






quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Aprovado o projeto no âmbito da iniciativa SOBE!

Saúde Oral Bibliotecas Escolares – SOBE é uma iniciativa conjunta da Direção-Geral da Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Como foi anteriormente veiculado neste blogue, várias escolas deste Agrupamento candidataram-se à distribuição gratuita de kits de escovagem, através de um projeto que contempla a escovagem dos dentes nas escolas, numa parceria que envolve a Biblioteca Escolar, o Projeto "Mais e Melhor Saúde" e o Centro de Saúde de Caldas das Taipas.

O mesmo obteve, agora, a sua aprovação para as seguintes escolas:

- JI Souto Santa Maria;
- EB1/JI Donim;
- JI Serrado;
- EB1 Souto São Salvador;
- EB1/JI Barco;
- JI Briteiros São Salvador;
- EB1 Souto Santa Maria;
- EB1/JI Fafião.

O Agrupamento foi, assim, contemplado com a atribuição de 376 kits de escovagem.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROJETO SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares


"O RISO BROTA DOS DENTES QUE MORDEM." TEIXEIRA PASCOAES

  
Numa parceria entre a Biblioteca Escolar e o Projeto Mais e Melhor Saúde, o Agrupamento Vertical de Escolas de Briteiros candidatou-se ao "Projeto 350.000 escovas", no âmbito da iniciativa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), um desafio proposto pela Direção Geral de Saúde e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Este projeto tem como metas:

- Fazer a prevenção precoce da saúde oral, junto das crianças, promovendo a escovagem de dentes nos Jardins de Infância e Escolas Básicas do 1º Ciclo;
- Criar práticas que consolidem hábitos e comportamentos ligados à saúde oral;
- Aumentar a literacia da saúde oral através da Biblioteca Escolar;
- Integrar a temática da saúde oral nas atividades do Agrupamento.


terça-feira, 5 de abril de 2011

CHEQUES DENTISTA CRIANÇAS E JOVENS

No âmbito do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, foram distribuídos, em Janeiro de 2011, os Cheques Dentistas às crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas de Briteiros, que nasceram em 1997, 2000 e 2003.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Missão “Sorriso Branquinho”

A missão “Sorriso Branquinho” chegou às nossas crianças/alunos com a oferta dos kits "Escovagem dos Dentes" pelo Projecto Mais e Melhor Saúde.
Para dar resposta ao Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, a Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde das Taipas levou a cabo uma sessão formativa destinada a 245 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, desenvolvida em cada um dos Jardins de Infância e em cada uma das Escolas do 1º Ciclo aderentes à Escovagem dos Dentes:
JI de Santa Maria
JI de Donim
JI de Santo Estêvão
JI de Serrado
EB1 de Souto S. Salvador
EB1 de Santa Maria
EB1 de Donim
EB1 de Serrado
Os objectivos da missão “Sorriso Branquinho” são:

- Melhorar conhecimentos sobre saúde oral;
- Melhorar comportamentos sobre saúde oral;
- Incentivar a prática de escovagem na escola e em casa.

Esta sessão desenvolveu-se, nos Jardins de Infância, através do conto da história “O ataque dos furadentes”, com teatro de fantoches; de um debate sobre saúde oral com projecção multimédia; da demonstração em modelo de técnica de escovagem; e de uma canção sobre escovagem. Nas Escolas do 1º ciclo fez-se um debate sobre saúde oral; a demonstração em modelo de técnica de escovagem; a participação dos alunos no Jogo da Glória com questões alusivas à saúde oral; e uma canção sobre escovagem.
Foi oferecido a cada criança um prospecto com a divulgação da missão “Sorriso Branquinho” - comportamentos de saúde oral, a canção e jogos sobre saúde oral – para esta missão chegar a todas as famílias.
Na sequência da missão “Sorriso Branquinho”, as 245 crianças das EB1/JI iniciaram a escovagem dos dentes na escola com implicações na sua saúde e das famílias, portanto, com ganhos em saúde.